quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cientistas descobrem animal imortal


De acordo com o diário britânico Telegraph, cientistas ingleses descobriram que a medusa Turritopsis nutricula é capaz de recuperar a juventude, após tornar-se sexualmente madura. Biólogos-marinhos já dizem que o número de medusas está crescendo assustadoramente, já que elas são "praticamente" imortais.
                A Dra. Maria Miglietta do Instituto Marinho Tropical disse que estamos prestes a presenciar uma 'invasão silenciosa no mundo todo'. O canal National Geographic, em um documentário sobre o caso, afirma que as medusas são a próxima praga do planeta.
                Essa espécie é a única conhecida no mundo por sua capacidade de rejuvenescer. Para agravar o problema, descobriram que o aquecimento global e a poluição ajudam a aumentar o número de medusas no oceano.
                A explicação para o fenômeno é que a Turritopsis tem a capadidade de alterar sua estrutura celular. Após o processo reprodutivo, o animal consegue tornar suas células maduras em células jovens novamente, ou seja, em um estágio anterior ao da maturidade sexual.
               Assim, pode repetir esse ciclo indefinidamente. Dessa maneira, a espécie pode ser considerada "biologicamente" imortal, já que ela pode morrer em decorrência de fatores externos.

fonte da pesquisa: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1695362-1641,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário